Universidade e Sociedade: Contribuições de Anísio Teixeira e Boaventura Souza Santos à educação superior
- Na aula do dia 30 de Julho de 2018, conhecemos mais sobre Anísio Teixeira e Boaventura Souza Santos
- Primeiramente, discutimos sobre Anísio Teixeira a partir do documentário "Educadores brasileiros. Anísio Teixeira: educação não é privilégio". Direção: Monica Simões / 2007 - 44m20s.
- Vários aspectos foram abordados, como suas lutas pela universalização do ensino de qualidade nas escolas públicas e pelo novo modelo de república no Brasil.
Modelo hegemônico universalizador, cujo objetivo era a produção de padrões culturais médios necessários para a formação de mão de obra qualificada para o mercado capitalista.
Modelo pluversitário: Segundo Boaventura, É um conhecimento transdisciplinar que, pela sua própria contextualização, obriga a um diálogo ou confronto com outros tipos de conhecimento, o que o torna internamente mais heterogêneo e mais adequado a ser produzido em sistemas abertos menos perenes e de organização menos rígida e hierárquica.
- Primeiramente, discutimos sobre Anísio Teixeira a partir do documentário "Educadores brasileiros. Anísio Teixeira: educação não é privilégio". Direção: Monica Simões / 2007 - 44m20s.
- Vários aspectos foram abordados, como suas lutas pela universalização do ensino de qualidade nas escolas públicas e pelo novo modelo de república no Brasil.
- Ele difundiu o movimento da Escola Nova que tinha como objetivo o desenvolvimento do intelecto e da capacidade de julgamento, oposto a memorização.
- Sua contribuição como educador foi essencial e é considerada importante até hoje.
- No segundo momento da aula, foi dito sobre Boaventura Souza Santos, exímio educador ainda vivo e exercendo sua profissão em universidades ao redor do mundo.
- A discussão foi pautada no texto "Da universidade à pluriversidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior", que é uma entrevista com o próprio Boaventura.
- Boaventura considera os modelos atuais de universidade como opostas entre si , que são:
Modelo hegemônico universalizador, cujo objetivo era a produção de padrões culturais médios necessários para a formação de mão de obra qualificada para o mercado capitalista.
Modelo pluversitário: Segundo Boaventura, É um conhecimento transdisciplinar que, pela sua própria contextualização, obriga a um diálogo ou confronto com outros tipos de conhecimento, o que o torna internamente mais heterogêneo e mais adequado a ser produzido em sistemas abertos menos perenes e de organização menos rígida e hierárquica.
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