Universidade e Sociedade: Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior
- Na aula do dai 23 de Julho de 2018 aprendemos mais sobre a trajetória de Paulo Freire e suas contribuições .
- A aula teve como base o documentário " Paulo Freire Contemporâneo. Dir: Toni Venturi" – 45min, e o livro Pedagogia da Autonomia.
- No documentário foi mostrado um pouco mais sobre a sua biografia e os desafios que enfrentou dentro do contexto histórico em que vivia, e a sua influência na educação no país.
- Além disso a antropologia freiriana,e mais sobre um projeto com catadores de lixo com o objetivo de inclusão social, onde eles eram estimulados a expor sua criatividade e talentos.
- Outro aspecto freiriano citado, foi o conceito de ecopedagogia como instrumento na melhoria da educação.
- Abaixo segue uma resenha dobre o livro Pedagogia da Autonomia , feito pelo acadêmico Piedley Macedo :
- A aula teve como base o documentário " Paulo Freire Contemporâneo. Dir: Toni Venturi" – 45min, e o livro Pedagogia da Autonomia.
- No documentário foi mostrado um pouco mais sobre a sua biografia e os desafios que enfrentou dentro do contexto histórico em que vivia, e a sua influência na educação no país.
- Além disso a antropologia freiriana,e mais sobre um projeto com catadores de lixo com o objetivo de inclusão social, onde eles eram estimulados a expor sua criatividade e talentos.
- Outro aspecto freiriano citado, foi o conceito de ecopedagogia como instrumento na melhoria da educação.
- Abaixo segue uma resenha dobre o livro Pedagogia da Autonomia , feito pelo acadêmico Piedley Macedo :
"O autor busca demonstrar que, embora diferentes entre si, o discente tem um papel fundamental na formação do docente, pois "Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem a condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensinar a aprender" (p.25) pois o ensinar não é só uma transmissão de conhecimento ou conteúdos mas sim um processo de interação social de crescimento constante. Segundo Freire, "o educador que castra a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a capacidade de aventurar-se. Na forma, domestica" (p.63) enfatizando a necessidade do educador se afastar da forma do ensino bancário onde a um foco no conteúdo deixando de lado o que ele chama de ensinar "pensar certo" a criticar, a ler, a pesquisar, despertando a curiosidade do discente. Ele enfatiza que o aluno tem que está envolvimento na construção de seu conhecimento, criticando a sua extensão, onde o docente busca criar condições que possibilitem os educandos a construírem sua própria produção. Somos seres inacabados, não somos seres isolados, vivemos em constante construção através do convívio social.
Outro ponto discutido por Paulo Freire são os preconceitos que fazem parte do processo educativo, o qual no decorrer do livro ele enfatiza a necessidade do respeito a identidade de todos independente de raça, sexo ou religião, ou seja o respeito a autonomia do educando dando-lhe direito de pensar, agir e se expressar buscando o geração de conhecimento.
Portanto, devemos repensar nossa prática pedagógica, onde o educador é um mediador do conhecimento e não apenas um transmissor, somos meio para construção do saber do educando. No nosso caminhar a esperança é uma condição indispensável para conseguirmos mudar. Pois juntos, professor e alunos, podemos ensinar, aprender, produzir, dialogar e mudar."
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